segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

       Lutas, Artes Marciais e Esporte de Combate. 
A luta é mais das mais antigas forma de manifestação cultural humana, com diferentes praticas, já tem relatos de descobertas de desenhos de homens praticando á luta, em conjunto com mais de 2300 a.c.


Nos jogos olímpicos da antiguidade, já havia a luta como esporte,  aonde atingiu grande prestigio. Na idade media destaca-se a preparação dos cavaleiros que participavam das cruzadas e pelos samurais do Japão Feudal como preparação militar.  


No Ocidente, os gregos oficializaram esses combates, como forma de diversão publica. um desses esportes realizados era o boxe e outros. Já os romanos transformaram esses combates numa barbaria, como a disputas entre gladiadores, que só sairia um vencedor com a morte do adversário. Idade média a luta era uma forma de preparação para os cavaleiros que participavam das cruzadas, e alguns torneios, já no Japão Feudal era a presença dos samurais, com uma rigorosa conduta e preparação militar.
Com o passar do tempo a luta passou a ser apenas para o esporte um exercício físico. Pois com a melhora da tecnologia e com o surgimento de armas de fogo, a luta corporal passou a ser dispensável, com isso passou a ser estuda como conteúdo para a Educação Física, na qual se divide em basicamente em duas partes, a licenciatura onde a luta se incorpora ao PCN (Parâmetros Curricular Nacional) e o bacharelado onde se reforça o estudo mais técnico para esporte.

                                                    Lutas como e esporte e na Escola



No ensino superior a disciplina Educação Física utiliza a luta como conteúdo,  definindo em três partes, Educação Física Escolar, Educação Física Escolar não Escolar ou Esportes, mais o problema é que a maior parte dos docentes conhece a luta e artes marciais não só na teoria, mais também na pratica, ou seja, o trabalho deve ser interligado nos dois estilos teórico/prático, para que a  sua compreensão seja ampla.

Com a vivência que o ensino superior tem referente às lutas e artes marciais, deve ser ensinado sobre a cultura dessa modalidade e suas ações básicas. Para que não cause nem um transtorno dedicado apenas para um estilo.
A luta proporciona varias vantagens na parte motora de crianças, jovens e idosos, pois como o treino físico trabalha o corpo com uma variedade movimentos que alguns seriam, empurrar, puxar, segurar, atacar, defender, bloquear, e com isso os seus participantes possam ter mais controle sobre seu corpo e equilíbrio.

A luta desde antiguidade foi se transformando conforme surge a necessidade dos seres humanos, referentes aos seus objetivos e conquistas.
Sendo utilizado na escola como parte dos conteúdos, com características de trabalhar os desenvolvimentos da aptidão física, movimentos básicos e técnicas. As aulas devem ser dinâmicas e trazer interesse ao aluno, por isso atualmente e utilizado como metodologia crítico superadora, ou seja, ensinando o de forma lúdica e pedagógica os comportamentos adequados que o individuo deve possuir perante a sociedade, como sua principal característica a luta dos direitos e deveres.

Acadêmicos de Licenciatura em Educação Física PUCPR
Denise Bakaus, Ketlin Fernanda e Marilize Clamer.


Referências
DEL VECCHIO, Fabricio Boscolo; EMERSON, Fanchini. Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate: Possibilidades, Experiências e Abordagens no Currículo da Educação Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário