Lutas, Artes Marciais e Esporte de Combate.
A luta é mais das mais antigas forma de
manifestação cultural humana, com diferentes praticas, já tem relatos de
descobertas de desenhos de homens praticando á luta, em conjunto com mais de 2300 a .c.
Nos jogos olímpicos da antiguidade, já
havia a luta como esporte, aonde atingiu grande prestigio. Na idade media
destaca-se a preparação dos cavaleiros que participavam das cruzadas e pelos
samurais do Japão Feudal como preparação militar.
No Ocidente, os gregos oficializaram esses combates,
como forma de diversão publica. um desses esportes realizados era o boxe e
outros. Já os romanos transformaram esses combates numa barbaria, como a
disputas entre gladiadores, que só sairia um vencedor com a morte do
adversário. Idade média a luta era uma forma de preparação para os cavaleiros
que participavam das cruzadas, e alguns torneios, já no Japão Feudal era a
presença dos samurais, com uma rigorosa conduta e preparação militar.
Com o passar do tempo a luta passou a ser
apenas para o esporte um exercício físico. Pois com a melhora da tecnologia e
com o surgimento de armas de fogo, a luta corporal passou a ser dispensável,
com isso passou a ser estuda como conteúdo para a Educação Física, na qual se
divide em basicamente em duas partes, a licenciatura onde a luta se incorpora
ao PCN (Parâmetros Curricular Nacional) e o bacharelado onde se reforça o
estudo mais técnico para esporte.
Lutas como e esporte e na Escola
No ensino superior a
disciplina Educação Física utiliza a luta como conteúdo, definindo em
três partes, Educação Física Escolar, Educação Física Escolar não Escolar ou
Esportes, mais o problema é que a maior parte dos docentes conhece a luta e
artes marciais não só na teoria, mais também na pratica, ou seja, o trabalho
deve ser interligado nos dois estilos teórico/prático, para que a sua compreensão
seja ampla.
Com a vivência que o ensino
superior tem referente às lutas e artes marciais, deve ser ensinado sobre a
cultura dessa modalidade e suas ações básicas. Para que não cause nem um
transtorno dedicado apenas para um estilo.
A luta proporciona varias
vantagens na parte motora de crianças, jovens e idosos, pois como o treino
físico trabalha o corpo com uma variedade movimentos que alguns seriam,
empurrar, puxar, segurar, atacar, defender, bloquear, e com isso os seus
participantes possam ter mais controle sobre seu corpo e equilíbrio.
A luta desde antiguidade foi se transformando conforme surge a necessidade dos seres humanos, referentes aos seus objetivos e conquistas.
Sendo utilizado na escola como parte dos conteúdos, com características de trabalhar os desenvolvimentos da aptidão física, movimentos básicos e técnicas. As aulas devem ser dinâmicas e trazer interesse ao aluno, por isso atualmente e utilizado como metodologia crítico superadora, ou seja, ensinando o de forma lúdica e pedagógica os comportamentos adequados que o individuo deve possuir perante a sociedade, como sua principal característica a luta dos direitos e deveres.
Acadêmicos de Licenciatura em Educação Física PUCPR
Denise Bakaus, Ketlin Fernanda e Marilize Clamer.
Denise Bakaus, Ketlin Fernanda e Marilize Clamer.
Referências
DEL VECCHIO, Fabricio Boscolo; EMERSON, Fanchini. Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate: Possibilidades, Experiências e Abordagens no Currículo da Educação Física.
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