sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais


Ensino das lutas

A luta no decorrer da história ocidental e oriental teve várias manifestações, entre elas, estão as de caráter religioso, bélico, exercícios físicos, trazendo, desta forma, um amplo legado para a Educação Física: de tradição, cultural, filosófico, de ritual e principalmente de movimento corporal, sendo transmitidos e reorganizados conforme as necessidades do direcionamento.



Representação do Pancrácio



Como critérios para facilitar o ensinamento e a aprendizagem das lutas utilizam-se: objetivos de um combate, tipo de contato entre oponentes, ações motoras, distância entre oponentes, tipo de meta no enfretamento, porém, assim como nos jogos desportivos, houve, também, uma necessidade de buscar princípios comuns para cada modalidade, regida por regras, contribuindo para o uso pedagógico na área da Educação Física, que pode trabalhar o ensino das lutas baseado nestes princípios comuns que são os princípios condicionais: contato proposital, fusão, ataque/defesa, oponente/alvo, imprevisibilidade e regras e não nas especificidades que tem como características: esporte de luta com agarre, esporte de luta com golpes e esportes de luta com implemento, as características da especificidade são relevantes para atletas de rendimento, devido aos campeonatos, ao contrário, no contexto educacional que tem como objetivo, proporcionar ao aluno, a vivência e o conhecimento das lutas e suas manifestações, bem como sua história, origem, tradição e vestimenta,  um exemplo é a esgrima, uma luta praticada com implemento, que no ocidente é praticada de maneira esportizada e no oriente é praticada mantendo os costumes originais, no entanto, os alunos devem ter oportunidade de aprender as diversas maneiras (empunhadura, pegada e manipulação bem como as tradições). 


Luta de domínio, seria agarrar e derrubar o seu  oponente.
                                       


  Luta com golpes e toques, e considerado uma luta de percussão.
                                                                             






A luta pode ser definida como uma prática de movimento, caracterizada por:estado de contato (distância curta: segurar, projetar, rolar, cair, desequilibrar; distância média: chutes, socos; distância longa: tocar, distância longa: empunhadura e manipulação de implemento, habilidade posturais), ser imprevisível, que possibilita duas ou mais pessoas a se enfrentarem, com ações ofensivas e defensivas, alvo móvel, regida por regras, levando em consideração suas diversas formas (katas), direcionada para os processos de ensino/aprendizagem deve-se dar importância maior a disseminação do conhecimento, visando o desenvolvimento global dos alunos e não as suas divisões e classes.  

Acadêmicos de Licenciatura em Educação Física PUCPR 
Denise Bakaus, Ketlin Fernanda e Marilize.

Referência:Mariana Simões Pimentel Gomes, Marcio Pereira Morato, Edison Duarte e José Júlio Gavião de Almeida. “Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais.”

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