sexta-feira, 2 de março de 2012

TABELAS DE JOGOS E OPOSIÇÃO

JOGOS DE OPOSIÇÃO: TABELA DE ATAQUE

AÇÕES MOTORAS ESPECÍFICAS
DIVERSIFICAÇÕES POSSIVEIS
AGARRAR
BRAÇOS, PERNAS, CINTURA, TRONCO, ROUPA.
RETER
COM AS MÃOS, COM O CORPO.
DESEQUILIBRAR
PUXANDO, EMPURRANDO, CARREGANDO, LEVANTANDO, PROJETANDO, VIRANDO.
IMOBILIZAR
VIRANDO, ESMAGANDO, RECOBRINDO O CORPO, FIXANDO OS MEMBROS, COMBINANDO AS AÇÕES.
TOCAR
COM AS MÃOS.

 

 

 

 

 



JOGOS DE OPOSIÇÃO: TABELA DE DEFESA


AÇÕES MOTORAS ESPECÍFICAS
DIVERSIFICAÇÕES POSSÍVEIS

ESQUIVAR-SE
ROLANDO, SALTANDO, AFASTANDO-SE, ABAIXANDO-SE, DESVIANDO-SE, VIRANDO-SE.

RESISTIR
OPONDO-SE, EMPURRANDO, DESVIANDO, ATACANDO.

LIVRA-SE
AGARRANDO, EMPURRANDO, GIRANDO EM TORNO DE SI MESMO, VIRANDO-SE.

TABELA CLASSIFICAÇÕES DE JOGOS DE OPOSIÇÃO
                   

CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS

COMPETÊNCIAS MOTORAS

COMPETÊNCIAS COGNITIVAS E ATITUDES


DE RAPIDEZ E DE ATENÇÃO
DESLOCAR-SE RAPIDAMENTE, EM PÉ OU NO CHÃO, REAGIR AO DESLOCAMENTO DO OUTRO COORDENAR DESLOCAMENTE, MUDAR DE OPOSIÇÃO.
SER ATENTO E VIGILANTE, DAR PROVA DE INICIATIVA, RESPEITAR E ACEITAR AS REGRAS, ACEITAR A DERROTA, SITUAR-SE EM ESPAÇO DELIMITADO, ESTUDAR O ADVERSÁRIO.

JOGOS DE CONQUISTA DE OBJETOS
REALIZAR ATAQUE SURPRESA CONSIDERAR  E UTILIZAR OS DESLOCAMENTOS DO OUTRO, PROTEGER UM OBJETO, APROPRIAR-SE DE UM OBJETO, RESISTIR AO ATAQUE DO OUTRO.
ASTÚCIA, ACEITAR O CONTATO, ACEITAR REGRAS, IMPOSIÇÕES DE ESPEÇO, DE TEMPO, FAZER ESTRATÉGIA, MUDAR DE ESTRATÉGIA.

JOGOS DE CONQUISTA DE TERRITÓRIO
AGARRAR DE VARIAS FORMAS UM ADVERSÁRIO, EMPURRAR, PUXAR, RESISTIR, DESEQUILIBRAR O ADVERSÁRIO.
DAR PROVA DE CORAGEM, ORGANIZAÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL, INVENTAR E RESPEITAR REGRAS, INVENTAR AÇÕES, CONTROLAR SUAS AÇÕES.

JOGOS DE DESEQUILIBRAR
PERMANECER EQUILIBRADO DEFENDENDO E ATACANDO, DESEQUILIBRAR O ADVERSÁRIO, EMPURRAR, PUXAR, LEVANTANDO-O, DESLOCANDO-SE, SUPORTA O PESO DO COLEGA.
AS MESMAS DO GRUPO ANTERIOR, SER ATIVO, UTILIZAR DE ARTIFÍCIOS, ACEITAR AS QUEDAS, MUDAR ESTRATÉGIA.

PARA RETER, IMOBILIZAR, LIVRAR-SE
AGARRAR, RETER, DERRUBAR, IMOBILIZAR, LIVRAR-SE DE UMA IMOBILIZAÇÃO.
MODIFICAR REGRAS SUBMETER-SE A REGRAS, ACEITAR UM CONTATO FÍSICO PRÓXIMO, CONTROLAR AS EMOÇÕES, RESPEITAR O OUTRO, RESPEITAR AS DIFERENÇAS.

JOGOS PARA COMBATER
AGIR COMO ATACANTE E ATACADO, UTILIZARAS AÇÕES MOTORAS DESENVOLVIDAS EM TODOS OS OUTROS GRUPOS DE JOGOS, DERRUBAR UM ADVERSÁRIO, IMOBILIZAR, ESQUIVAR-SE, UTILIZAR A FORÇA DE UM ADVERSÁRIO CONTRA ELE, SAIR DA IMOBILIZAÇÃO.
ACEITAR, SUPORTAR, PROCURAR O CORPO A CORPO, SER ATIVO, CONTROLAR EMOÇÕES E VIOLÊNCIA, RESPEITAR O OUTRO, RELATIVIZAR A VITÓRIA E RECONHECER A DERROTA.
Acadêmicos de Licenciatura em Educação Física PUCPR
Denise Bakaus, Ketlin Fernanda e Marilize Clamer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário