sexta-feira, 2 de março de 2012

Relatório da aula do dia 23/02/2012 é 01/03/2012


Relatório realizado 23/02/2012 disciplina Lutas da Puc/PR 


Aula de jogos e oposição
Professora: Keith Sato Urbinati
Início/Aquecimento: A professora solicitou uma brincadeira lúdica que foi “Mãe aranha”. Escolheu um aluno para ser o pegador, porém, ele só poderia se locomover em quatro apoios, e quem ele pegasse, também virava aranha e ajudava a pegar o resto da turma, assim acontecia até que todos da turma fossem pegos.
 A brincadeira teve uma modificação em vez de se locomover em quatro apoios, deviam pegar com apenas um apoio então à brincadeira passou a se chama “Mãe Saci”: O aluno que foi pego pelo primeiro "Aranha" virava o pegador, ele deveria se locomover apenas com uma perna, e quem ele pegasse viraria um pegador, assim até que todos da sala fossem pegos.
Atividade 1: A professora dividiu a sala em dois grupos, da seguinte forma todos os com camiseta preta ficariam de um lado e todos os de camiseta branca do outro lado, e inumero cada aluno de forma sequencial, e o número que ela chamasse a dupla deveria ir e tenta fazer uma estrategia para realizar seu objetivo que era o ponto. A professora colocou um circulo em cada extremidade da sala, que nessa ocasião foi feito por faixas, mais podem ser utilizados arcos, ou um circulo feito giz. Objetivo era fazer encostar a bola dentro do circulo, não poderia joga a bola, isso valeria um ponto ou gol, e quem estava sem a bola, era impedir a que o seu adversario fizesse o gol, só que não poderia ficar de pé, poderia apenas engatinha, se arrastar. Essa atividade e classifica conquista de objeto.

Atividade 2: A professora dividiu a sala em dois grupos, da seguinte forma todos os com camiseta preta ficariam de um lado e todos os de camiseta branca do outro lado. A sala foi dividida ao meio e demarcada por faixas, mais pode ser marcada por giz ou cordas, isso vai depender do ambiente aonde vai ser aplicada, e a bola ficava localizada ao fundo de cada território, e os alunos só poderiam se locomover rastejando e engatinhando. O objetivo era invadir o território do adversário e conquista a bola e jogar a bola ou levar ela até o seu lado. Algumas regras foram colocadas, não poderia jogar a bola deveria passa para o outro lado do território, e a outra quanto chegasse ao fundo aonde se encontrava a bola o adversário não poderia ser pego ou agarrado, o objetivo dos que continuavam no território seria não deixar os alunos chegarem até a bola. E assim deveriam criar estratégia para chega ao objetivo que era conquista o território do seu inimigo. Essa atividade e conquista de territorio.  
Atividade 3: Foram realizadas duas atividades de desequilíbrio, a primeira os alunos deviam acha um colega com uma estatura parecida, e assim uma segura na perna do outro e com a mão que resta segura á mão do seu colega, o objetivo era derrubar seu oponente no chão sem cair com ele. A segunda e que os alunos deveriam ficar em quatro apoios com as pontas dos pés no chão, e com os braços entendido (ou extensão), e deveriam tocar com a mão em qualquer lugar do antebraço, ou abaixo do cotovelo, com o objetivo de derrubar seu oponente no chão, o nome dessa atividade é jacaré. 
Aquecimento Neuromuscular, que foi realizado por uma aluna que a professora escolheu, foi realizado alongamentos para a parte superior e inferior do corpo.
Objetivo Geral da Aula:
Trabalhar com ação motora de ataque e defesa, ou seja, no ataque definir através de toque, agarrar, desequilíbrio, reter e imobilização; na defesa esquivar, resistir e livrar.
Sendo sugerido como prática jogos de oposição que melhorem sua rapidez, atenção, conquista de objeto, conquista de território, combate entre outros. Podendo assim seguir o objetivo da aula de ataque e defesa.
Conclusão:
Partindo dessa prática-teórica segue uma sequência de aula onde os alunos (as) percebem sua evolução dentro dessa modalidade, de forma lúdica melhoram seu desenvolvimento motor, além disso, aprendem o sentido de uma luta, onde deve possuir técnica, tática, oponente, mais de uma maneira divertida.
Acadêmicos de Licenciatura em Educação Física PUCPR
Denise Bakaus, Ketlin Fernanda e Marilize Clamer.

Relatório realizado 01/03/2012 disciplina Lutas da PUC/PR
Professora: Keith Sato Urbinati
Início/Aquecimento: Utilização de atividades recreativas e corporativas
 1ª atividade a professora solicitou que o grupo fizesse um círculo com os integrantes de mãos dadas e colocou um arco entre dois participantes dando o objetivo de passar o arco entre os integrantes sem que soltassem as mãos, em seguida foi colocando outros arcos no círculo e avisou que incluiria mais uma regra a qual os arcos não poderiam se encontrar (esquema corporal)
 2ª atividade a professora colocou vários arcos pela sala e ao seu comando de voz todos deveriam entrar em algum arco, retirando um arco de cada vez, deixando somente um arco no final da atividade, onde os participantes poderiam colocar um pé só, para que todos pudessem entrar no arco (atividade de cooperação).
 3ª atividade a professora utilizou de um jogo de mão o jogo pedra, papel, tesoura (conhecido popularmente no Brasil por joquempô) para fazer uma atividade de flexibilidade: em pares um de frente para o outro com os pés um à frente do outro e o da frente encostado no do colega, começa o jogo de mão, quem vence, passa o pé da frente para trás, quem perde tem que aumentar o passo para chegar ao pé do outro, perde quem se desequilibrar e cair.

Obs.: Estas atividades de recreação não fazem parte das atividades utilizadas para representar os jogos de oposição, os jogos de oposição foram demonstrado e experiências com as seguintes atividades:    

1.ª Atividade: Cabo de guerra: em duplas, um segurando no punho do outro, com uma delimitação entre os participantes (linha do tatame), ao comando de voz da professora os participantes deveriam tirar o adversário do território dele. Ação motora: ataque: desequilibrar, defesa: resistir.   

2.ª Atividade: Na margem do tatame: no meio do tatame em duplas um de frente para o outro, com as palmas das mãos encostadas nas mãos do oponente, ao comando de voz da professora, deveriam empurrar o adversário até margem do tatame. Ação motora: ataque: empurrar, defesa: resistir.  

3.ª Atividade: Jacaré: em duplas, um de frente ao outro, em posição de flexão de braços, ao comando de voz da professora, o objetivo era desequilibrar o oponente tirando uma das mãos deste do chão. Ação motora: ataque: desequilibrar, defesa: resistir.

4.ª Atividade: Galo de briga: em dupla, um de frente para o outro, com as pernas flexionadas (agachados), as palmas das mãos coladas nas palmas das mãos do oponente, com objetivo de derrubar o adversário. Ação motora: ataque: desequilibrar, defesa: resistir.

5.ª Atividade: Sumo no arco: Em duplas, em pé, com um dos pés dentro do arco e o outro fora, tendo como objetivo tirar o adversário do arco. Ação motora: ataque: empurrar, defesa: resistir. 
Alunos praticando o sumo no arco.
Uma atividade bacana pra aplicar em aula.



Objetivo Geral da Aula:

Demonstrar que através de uma aula com “brincadeiras” pode-se ensinar lutas (jogos de oposição: ataque e defesa), trabalhando coordenação, força, agilidade, lateralidade, equilíbrio, interação do grupo, e que a Educação Física bem aplicada pode repercutir em evolução em outras áreas.  

Conclusão:

Através desta aula prática e dos comentários da professora, percebe-se que para ensinar/aprender lutas na escola, realmente, não é necessário, ser um especialista em determinada luta, mas, ter um conhecimento, com embasamento teórico e experimentação prática.

Acadêmicos de Licenciatura em Educação Física PUCPR
Denise Bakaus, Ketlin Fernanda e Marilize Clamer.

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