domingo, 15 de abril de 2012

Aula do dia 12/04/2012


 Rolamento para frente e Projeções:
Início: Saudação
Aquecimento: A professora solicitou que o grupo corresse pela sala ao comando de palmas, e de tempo em tempo ela falava o nome de um animal (jacaré, cobra, tatu-bola) e os alunos deveriam imitar, após, pediu que formassem duplas, posicionadas em um lado da sala, um da dupla deveria levar o companheiro para o outro lado da sala e na volta invertendo os papéis, o que levou seria levado, em seguida, a professora solicitou que se formassem trios, para fazer a mesma atividade.    
1.ª Atividade: A professora ensinou pedagogicamente o rolamento para frente do judô, utilizou uma demonstração, onde uma mão sobre a perna representava o coelho e a outra estendida no chão representava a toca e o coelho deveria entrar na toca, a princípio com os dois joelhos no chão, após com um joelho só e por último em pé. A professora teve o cuidado de observar aluno por aluno, auxiliando quem estava com medo ou dificuldade de aprendizagem.  
2.ª Atividade: Nesta parte da aula a professora ensinou pedagogicamente também, rolamento lateral (Posição: deitado decúbito dorsal, mãos a altura da faixa, pernas flexionadas com os pés apoiados no tatame. Execução: rolar para o lado direito, batendo o braço e posicionando no mínimo a um palmo de distância da perna, permanecendo a mão esquerda na posição inicial. Para o outro lado, bate-se com braço e mão direita fica na altura da faixa). Após a professora ensinou outra forma de rolamento lateral (Posição: decúbito lateral direito, mão esquerda na altura da faixa ou no peito, braço direito estendido e apoiado no tatame, perna esquerda flexionada, com a sola do pé apoiada no solo e joelho voltado para cima, perna direita em meia flexão, deitada e apoiada lateralmente no tatame, as pernas não podem ser cruzadas, a cabeça afastada do solo. Execução: rolar para o lado esquerdo, trocando de posição os braços e as pernas, a mão direita vai para a altura da faixa e o braço esquerdo bate no tatame, a perna direita que estava deitada, vai ficar com o joelho voltado para cima e a perna esquerda vai para a posição deitada, as pernas perdem o contato com o solo ao  trocarem de lado e a cabeça não pode encostar no tatame). Demonstrado pela professora e executado algumas vezes pelos alunos ao comando de voz da professora.  
3.ª Atividade: Nesta atividade a professora ensinou os vários tipos de projeções do judô, demonstrando com uma das alunas e citando os nomes oficiais (O SOTO-GARI, O-GOSHI, KOSHI-GURUMA, O-UCHI-GARI, DE-ASHI-BARI, IPPON-SEONI-NAGE, TAI OTOSHI) e também nomes simples (vassorão, rodão, jazão, abração, sovacão e banana) para identificação das projeções, após em duplas foram praticadas as projeções, para aprendizagem e memorização dos movimentos.
Algumas formas de Projeções 



5ª Atividade: A professora posicionada em pé no meio da sala pediu para os alunos formarem um círculo, em seguido pediu que todos se aproximassem dela e sentados com as pernas estendidas encostassem as solos dos pés nos pés dela, a professora com os braços cruzados sobre o peito realizou uma ação de pendulo sobre os alunos, os quais deveriam segura-lá e passá-la entre o grupo, sem derrubá-la, após, dois alunos experimentaram o movimento no lugar da professora.  Muito interessante esta atividade, mostrando a importância da cooperação do grupo para a realização da mesma.
Final: Saudação.
Comentário: A professora utiliza sequência pedagógica com admirável  competência, dedicação e bom humor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário