sexta-feira, 15 de junho de 2012

Plano de aula II de ataque e defesa



EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO FUNDAMENTAL 5º ANO
Tempo:

50 minutos

Conhecimentos prévios dos estudantes:

Domínio das ações motoras de locomoção e das bases do Karatê: base com flexão do joelho para frente (Zenkutsu-Dachi) e base compostura de um cavaleiro (Kiba-Dachi)

Objetivo Geral:

 Aprender movimentos relacionados a técnicas de ataque e defesa do Karatê, bem como, desenvolver interação com o grupo.

Objetivo Específico:

- Vivenciar elementos da cultura corporal, especificamente a luta de karaté, orientando-se em espaços e tempos necessários a essa prática. 

- Reconhecer suas possibilidades de movimentação corporal, percebendo-se como único, diferente de seus colegas, compreendendo e respeitando as diferenças individuais.

- Interagir, dentro do ambiente escolar, adotando atitudes de respeito, na tentativa de superar inibições e/ou atitude de preconceito/discriminação.

Procedimentos Metodológicos

Aquecimento (10 minutos):

Vivo Morto (variação utilizando movimentos de ataque e defesa do Karatê)  

O professor irá demonstrar os movimentos de ataque e defesa: soco (Zuki),soco nível alto (Jodan-Zuki), defesa alta (Age-Uke) e defesa baixa (Gedan Barai).

Os alunos farão os movimentos para a aprendizagem, em seguida a turma ficará em posição de tabuleiro na sala, e ao comando do professor farão o movimento que ela pedir, saindo os que errarem, vencendo quem ficar por mais tempo. 

Aula propriamente dita (20 minutos):

O professor relembrará as duas bases do Karatê: base com flexão do joelho para frente (Zenkutsu-Dachi) e base com postura de um cavaleiro (Kiba-Dachi), pois a partir destas, ensinará os movimentos de ataque e defesa: soco (Zuki), soco nível alto (Jodan-Zuki), defesa alta (Age-Uke) e defesa baixa (Gedan Barai), demonstrando corporalmente, após o aluno experimentaram praticando os movimentos.  

Os alunos formarão duplas as quais irão fazer um movimento de ataque: soco (Zuki) ou soco nível alto (Jodan-Zuki) e o outro um movimento de defesa: defesa alta (Age-Uke) e defesa baixa (Gedan Barai), ao comando de voz da professora as duplas deverão ser trocadas, não repetindo as mesmas duplas, a professora andará pela sala auxiliando a aprendizagem dos movimentos.

Após, será formado duas equipes, numeradas e cada equipe ficará de um lado da sala, quando a professora chamar um número, falará ao mesmo tempo um golpe que cada um da dupla deverá fazer ou somente falará que deverão fazer um movimento de ataque ou de defesa, utilizando os golpes aprendidos: soco (Zuki),soco nível alto (Jodan-Zuki), defesa alta (Age-Uke) e defesa baixa (Gedan Barai). Exemplo: equipe um, número três, ataque, equipe dois, número cinc,  defesa, as equipes podem escolher um nome para a sua equipe se desejarem, os dois alunos irão para o meio da sala e farão os movimentos pedidos.  

Volta à calma (15 minutos):
Desfazendo Nó Humano:
Os alunos farão um pequeno círculo onde todos deverão dar as mãos alternadamente, sem ser o círculo padrão, e a partir disto, tentar desfazer o nó humano, sem soltar as mãos.

O professor pedirá que todos formem um círculo, sentados e abrirá um pequeno diálogo, onde os alunos poderão expressar sobre as sensações e aprendizagem que tiveram na aula, bem como suas opiniões, a professora fará com que os alunos tenham consciência da importância da aprendizagem corporal e teórica da aula. 

Material:
Sala de aula ou quadra.

Referências:
Planejamento Ensino Fundamental. Professora Keith Sato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário