sexta-feira, 15 de junho de 2012

Plano de Aula III de Ataque e Defesa


EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO FUNDAMENTAL 5º ANO
Tempo:

50 minutos

Conhecimentos prévios dos estudantes:

Domínio das ações motoras de locomoção e das bases do Karatê: Chute (Mae Geri) Soco (Zuki) defesa alta (Age-Uke) e defesa baixa (Gedan Barai)

Objetivo Geral:

 Aprender movimentos relacionados a técnicas de ataque e defesa do Karatê, bem como, desenvolver interação com o grupo.

Objetivo Específico:

- Vivenciar elementos da cultura corporal, especificamente a luta de karaté, orientando-se em espaços e tempos necessários a essa prática. 

- Reconhecer suas possibilidades de movimentação corporal, percebendo-se como único diferente de seus colegas, compreendendo e respeitando as diferenças individuais.

- Interagir, dentro do ambiente escolar, adotando atitudes de respeito, na tentativa de superar inibições e/ou atitude de preconceito/discriminação.

Procedimentos Metodológicos

Inicio: Saudação

Aquecimento (10 minutos):
A professora solicitou que o grupo corresse pela sala ao comando de palmas, e de tempo em tempo ela falasse um dos fundamentos ou golpes do Karate (Chute (Mae Geri, Soco (Zuki), defesa alta (Age-Uke) e defesa baixa (Gedan Barai), e os alunos deveriam imitar, após, pediu que formassem duplas, posicionadas em um lado da sala, um da dupla deveria levar o companheiro para o outro lado da sala e na volta invertendo os papéis, o que levou seria levado, em seguida, a professora solicitou que se formassem trios, para fazer a mesma atividade. 
Aula propriamente dita (25 minutos):

O professor relembrará as bases do karate, pois a partir destas, ensinará os movimentos de ataque e defesa acima mencionados.  
Os alunos formarão duplas, um aluno ira realizar o chute em vários níveis e o outro ira fazer a defesa baixa ou alta dependo chute que será realizado, ao comando de voz da professora as duplas iram mudar o movimento que foi realizado antes, e também realizaram o Kiai que é o grito do karete, a professora andará pela sala auxiliando a aprendizagem dos movimentos.

Os alunos ficaram em dupla, em círculos espalhados na sala, um aluno ira realizar o chute e o soco, e o outro realizara a esquivada e o contra ataque, e assim sucessivamente. E ao sinal da professora iram troca às duplas.

Após, será formado três equipes, numeradas e cada equipe em algum lugar na sala, quando a professora chamar um número, é a professora explicará como iria funcionar o joquempô, e qual golpe ira ganhar, o chute ganha da defesa alta, soco perde para defesa alta, a defesa baixa perde para o soco, o chute perde pra defesa baixa, a disputa será realizada por um de cada equipe, e cada e serão contabilizados pontos de cada equipe, e no final saberemos que foi a equipe vencedora, a professora chamara os números e também poderá fazer problemas matemáticos, os dois alunos irão para o meio da sala e farão os movimentos para ganhar os pontos.  

Volta à calma (10 minutos):
Telefone sem fio:
Os alunos ficaram sentados em círculo, o professor ou um aluno ira sussurrar uma frase no ouvido do aluno que se encontra a sua direita, esse deverá repetir essa frase para o próximo da direita e assim sucessivamente. O ultimo do circulo deverá falar bem alto à frase que chegou aos seus ouvidos.

Final: Saudação

Material:
Sala de aula ou quadra.

Referências:
Planejamento Ensino Fundamental. Professora Keith Sato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário