domingo, 10 de junho de 2012

Plano de aula Teórico-Prático


EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO FUNDAMENTAL 5º ANO

Tempo: 50 minutos

Conhecimentos prévios dos estudantes:
 Entendimento do histórico do caratê.

Objetivo Geral:
- Vivenciar elementos históricos e filosóficos da cultura corporal do caratê.

Objetivo Específico:
- Construir atividades a que se qual aproxime da história do caratê, orientando-se essas práticas.
- Aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de desafios corporais, com apoio dos professores e dos colegas.
- Interagir, dentro do ambiente escolar, adotando atitudes de respeito, na tentativa de superar inibições e/ou atitudes de preconceito/discriminação.
- Participar de práticas corporais que possibilitem o reconhecimento do corpo como meio de comunicação, de expressão e de atuação nas relações sociais.


Procedimentos Metodológicos

Introdução (10 minutos): Explicar teoricamente o Histórico do Caratê:
 O caratê ou karatê (em japonês, karate-dô, “caminho das mãos vazias”). Devido á guerra com a china, o Japão não aceitava que tivesse influência daquele país. Consequentemente Funakoshi alterou o nome de To-de (mãos da china) para Karatê (mãos vazias). O grande Mestre ainda deu mais uma contribuição ao nome Karatê, que foi a criação e agregação da partícula DO (caminho espiritual, da sinceridade, harmonia), fundando o Karatê-Dô. Em 1922, alunos de Funakoshi fundam o primeiro Dojô (local de treino) e passam a ensinar o Karatê Shotokan com o mestre.
Se possível mostrar vídeos referentes ao caratê.

Aula propriamente dita (25 minutos):
1-Atividade: jogo de estafeta
Dois times, onde um de cada time deverá ter  vários grampos espalhados pelo corpo, o restante do time ficará em formação de fila, ao som do professor, cada aluno deverá tirar somente um objeto do aluno, o aluno que esta com os objetos poderá impedir utilizando somente as mãos não poderá se deslocar. O time que tirar mais vence, com um tempo determinado pelo professor. Grampos podem ter o nome do fundador Funakoshi e local onde foi criado Japão.
2-Atividade em dupla:
Um da dupla estará de venda e o outro deverá guia-lo até determinado lugar, existindo obstáculos, objetivo chegar até o outro lado da sala ou quadra. Chegar até o local a onde foi criado o caratê Japão ou okinawa. Colacar arcos e cones para dificultar o percurso, o ponto final marcado com uma fita crepe.
Volta à calma (10 minutos): atividade “vivo ou morte”, adaptada.

Sendo utilizadas usadas características do caratê, como Japão vai pra frente, Funakoshi vai pra traz, e local okinawa. direita, caratê para esquerda.

Finalizando a aula (5 minutos):  feed back da aula
 O professor explicará os objetivos das atividades, seja elas relembrar o conceito do caratê a guerra, ou seja, objetivo de estratégia, rapidez e atenção contra o adversário, sendo utilizado o corpo como um todo.


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