EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO FUNDAMENTAL 5º ANO
Tempo: 50 minutos
Conhecimentos
prévios dos estudantes:
Entendimento
do histórico do caratê.
Objetivo Geral:
- Vivenciar
elementos históricos e filosóficos da cultura corporal do caratê.
Objetivo Específico:
- Construir atividades a que se qual aproxime da história do caratê,
orientando-se essas práticas.
- Aplicar
os conhecimentos adquiridos na resolução de desafios corporais, com apoio dos
professores e dos colegas.
-
Interagir, dentro do ambiente escolar, adotando atitudes de respeito, na
tentativa de superar inibições e/ou atitudes de preconceito/discriminação.
-
Participar de práticas corporais que possibilitem o reconhecimento do corpo
como meio de comunicação, de expressão e de atuação nas relações sociais.
Procedimentos Metodológicos
Introdução (10 minutos): Explicar teoricamente o Histórico
do Caratê:
O caratê ou karatê (em japonês, karate-dô,
“caminho das mãos vazias”). Devido á guerra com a china, o Japão não aceitava
que tivesse influência daquele país. Consequentemente Funakoshi alterou o nome
de To-de (mãos da china) para Karatê (mãos vazias). O grande Mestre
ainda deu mais uma contribuição ao nome Karatê, que foi a criação e agregação
da partícula DO (caminho espiritual,
da sinceridade, harmonia), fundando o Karatê-Dô.
Em 1922, alunos de Funakoshi fundam o primeiro Dojô (local de treino) e passam a ensinar o Karatê Shotokan com o
mestre.
Se
possível mostrar vídeos referentes ao caratê.
Aula propriamente dita (25 minutos):
1-Atividade:
jogo de estafeta
Dois
times, onde um de cada time deverá ter
vários grampos espalhados pelo corpo, o restante do time ficará em
formação de fila, ao som do professor, cada aluno deverá tirar somente um
objeto do aluno, o aluno que esta com os objetos poderá impedir utilizando
somente as mãos não poderá se deslocar. O time que tirar mais vence, com um
tempo determinado pelo professor. Grampos podem ter o nome do fundador Funakoshi
e local onde foi criado Japão.
2-Atividade em dupla:
Um
da dupla estará de venda e o outro deverá guia-lo até determinado lugar,
existindo obstáculos, objetivo chegar até o outro lado da sala ou quadra. Chegar
até o local a onde foi criado o caratê Japão ou okinawa. Colacar arcos e cones
para dificultar o percurso, o ponto final marcado com uma fita crepe.
Volta à calma (10 minutos): atividade
“vivo ou morte”, adaptada.
Sendo utilizadas usadas
características do caratê, como Japão vai pra frente, Funakoshi vai pra traz, e
local okinawa. direita,
caratê para esquerda.
Finalizando a aula (5 minutos): feed back da aula
O professor explicará os objetivos das
atividades, seja elas relembrar o conceito do caratê a guerra, ou seja,
objetivo de estratégia, rapidez e atenção contra o adversário, sendo utilizado
o corpo como um todo.
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