domingo, 17 de junho de 2012

Historia, Filosofia e Elementos Técnicos

Karatê história, filosofia e elementos técnicos

Significado e como o Treino pode ser dividido


Karatê significa " Caminho das mãos vazias", é uma arte marcial que foi desenvolvida e criada  a partir do Kenpô Chinês, e uma arte predominante de golpes de percussão como soco, chutes, joelhadas, cotoveladas, golpes com a mão aberta, bloqueios de articulação, lançamentos e golpes nas áreas vitais que são ensinado dependendo do estilo de Karatê.


O praticante de Karatê e chamado de carateca. O treino de Karatê pode ser dividido em três partes que são:

  • Kihon (fundamentos) estudo dos movimentos básicos.
  • Katá (formas padrão) e a luta que e feita contra  um inimigo imaginário, e realizado numa sequências de movimentos preestabelecidos.
  • Kumitê (encontros de mãos) e a luta propriamente dita, primeiramente são realizados movimentos ou golpes combinados, que se chamam Sambom-Kumite (movimentos predeterminados), entre os lutadores, para posteriormente alcançar o Jyu-Kumite ( combate livre ou sem regras), e Shiai-Kumite (forma  desportiva ou o combate com regras).


História

Um dos fundadores é o Guishin Funakoshi, que foi aluno  de Itosu Anku, vai ao Japão com Motobu Choki e apresenta técnicas de defesa pessoal e apresenta Katás.
Fundador do Karatê Guishin Funakoshi


 Devido com a guerra com a China, o Japão não aceitava nada que tivesse influência da China, e com isso Funakoshi mudou o nome de To-de (mãos da China), para Karatê (mãos vazias), e ainda deu mais uma contribuição  com a criação da partícula Dô (caminho espiritual, da sinceridade, harmonia), e assim fundando Karatê-Dô, e segundo a história o Karate foi criado como defesa pessoal, pois na época as armas era proibido no Japão. Em 1922, os aluno de  Funakoshi criou a primeira escola de treinamento que se chamava Dojô (local de treino) e passam a ensina  o Karatê Shotokan com o mestre.

No Brasil as Primeiras escolas foram em São Paulo em 1957, pelo Professor Mitzuzuke Harada. As primeiras associações oficias de Karatê foi em São Paulo, que se chamaram Seibukan ( professor Juiti Sagara) e ABK - Associação Brasileira de Karatê (professor Shikan Akamine), e alguns anos depois foi criada a CBK - Confederação Brasileira de Karatê
O fundador da primeira escola Mitzuzuke Harada


Seu local de Treinamento se chama Dojô, e a vestimenta  que se chama Karategi ou quimono de algodão. E faixas coloridas que indicam o estagio e cada praticante, que são as cores brancas, amarela, vermelha, laranja, verde, roxa, marrom, preta.  

Cores das faixas

Elementos Técnicos 
  • Kihon (fundamentos) estudo dos movimentos básicos. São os movimentos básicos de socos, chutes, defesas e bases.
  • Base Frontal -Zententso oschi)
  • Defesa Alta - ( Jodan Age Uke)
  • Ataque - Soco (Zuki) - Chute Frontal ( Mae Geki)
  • Katá (formas padrão) e a luta que e feita contra  um inimigo imaginário, e realizado numa sequências de movimentos preestabelecidos. 
  • Kumitê (encontros de mãos) e a luta propriamente dita, primeiramente são realizados movimentos ou golpes combinados, que se chamam Sambom-Kumite (movimentos predeterminados), entre os lutadores, para posteriormente alcançar o Jyu-Kumite ( combate livre ou sem regras), e Shiai-Kumite (forma  desportiva : Ippon Kumite, Sandon Kumite, Gohon Kumite, Ju Ippon Kumite, Ju Kumite, Shiai Kumite.
  • Kiai e respiração, Kaia e o grito, mais esse grito pode ser silencioso, e e pode ser manifestado de varias formas, e da mais força para os golpes, e preciso o controle da respiração, o praticante devera reaprender a respira, a controla, e conhecer a sua respiração o seu ritmo, para que seu Kiai seja praticado e realizado com a energia máxima, para que seu golpe seja realizado com mais força.  
  • Saudação que é a forma de respeito e obediência, tanto para o mestre como com seu adversário e os juízes quando estão numa competição.   
Filosofia

Funakoshi percebeu que não era suficiente treinar os seus alunos para que fossem fortes e resistentes, mais que fossem psicologicamente preparados,  e que sua mente fossem afastadas dos maus pensamentos e do egoismo, e praticar a pureza dos seus pensamentos. E deveria buscar sempre o seu fortalecimento e a sua valorização interior, e a concentração.


Um vídeo que relata a história do Karatê, esta em Espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário