sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Plano de Aula 1



EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO FUNDAMENTAL I – 4º e 5º ano

Tempo: 50 minutos

Conhecimentos prévios dos estudantes: Movimento básico da capoeira: a ginga.

Objetivo Geral: Vivenciar e construir a aprendizagem de movimentos da cultura corporal da capoeira: esquiva (Cocorinha), de ataque (Meia lua) e floreio (Au).

Objetivo Específico:                    

- Vivenciar elementos da cultura corporal das lutas, orientando-se em espaços e tempos necessários a esta prática.

- Reconhecer suas possibilidades de movimentação corporal, percebendo-se como único, diferente de seus colegas, compreendendo e respeitando as diferenças individuais.

Procedimentos Metodológicos

Aula propriamente dita:

Aquecimento e Alongamento: 10 minutos

Quilombo e Senzala: de um lado da quadra demarca-se um espaço que será denominado senzala, no qual deverão ficar os estudantes denominados escravos. No lado oposto demarca-se outro espaço no qual será o quilombo. Entre o quilombo e a senzala haverá um Capitão do Mato que tentará capturar os escravos fugitivos da senzala. Os escravos capturados deverão se posicionar na lateral da quadra e poderão ser salvos e retornar a brincadeira se tocados pelos demais estudantes. Butenas, Eliane Aparecida Trojan. Caderno 
Pedagógico Educação Física. 2006. Secretaria Municipal de Curitiba.

Alongamento: Membros superiores e inferiores.   

Atividades: 30 minutos  

Os alunos ficarão em posição de tabuleiro o professor ficará a frente e relembrará o movimento de ginga, após ensinará, demonstrando corporalmente o movimento de esquiva cocorinha e o movimento de ataque meia lua, após, com música de capoeira, os alunos em duplas praticarão os movimentos aprendidos, quando a música parar deverão trocar as duplas, após, o professor ensinará o aú, os alunos ficarão em fila de duplas e reproduzirão o movimento, indo até o final da sala e voltar, após a turma fará uma roda e os alunos irão para o centro da roda em dois em dois e farão um pequeno jogo, utilizando os movimentos aprendidos, os alunos que já tiverem conhecimentos de outros movimentos podem utilizá-los também, os alunos que estiverem formando a roda deverão bater palmas no estilo da capoeira regional.

Volta à calma: 10 minutos

Será aberto um pequeno diálogo onde os alunos deverão se expressar a respeito do que foi vivenciado e do que eles já conheciam da capoeira.

Material:

Sala, rádio

Referências:

Keith, Sato. Planejamento – Educação Física.

Butenas, Eliane Aparecida Trojan. Caderno Pedagógico Educação Física. 2006. Secretaria Municipal de Curitiba.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário