EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO FUNDAMENTAL I –
4º e 5º ano
Tempo: 50 minutos
Conhecimentos prévios
dos estudantes: Movimento básico da capoeira: a ginga.
Objetivo Geral: Vivenciar e construir a aprendizagem de
movimentos da cultura corporal da capoeira: esquiva (Cocorinha), de ataque (Meia
lua) e floreio (Au).
Objetivo Específico:
- Vivenciar elementos da cultura corporal das lutas,
orientando-se em espaços e tempos necessários a esta prática.
- Reconhecer suas possibilidades de movimentação
corporal, percebendo-se como único, diferente de seus colegas, compreendendo e
respeitando as diferenças individuais.
Procedimentos
Metodológicos
Aula propriamente dita:
Aquecimento e Alongamento: 10 minutos
Quilombo e Senzala: de um lado da quadra demarca-se
um espaço que será denominado senzala, no qual deverão ficar os estudantes
denominados escravos. No lado oposto demarca-se outro espaço no qual será o
quilombo. Entre o quilombo e a senzala haverá um Capitão do Mato que tentará
capturar os escravos fugitivos da senzala. Os escravos capturados deverão se
posicionar na lateral da quadra e poderão ser salvos e retornar a brincadeira
se tocados pelos demais estudantes. Butenas, Eliane Aparecida Trojan. Caderno
Pedagógico Educação Física.
2006. Secretaria Municipal de Curitiba.
Alongamento: Membros superiores e inferiores.
Atividades: 30 minutos
Os alunos ficarão em posição de tabuleiro o professor
ficará a frente e relembrará o movimento de ginga, após ensinará, demonstrando
corporalmente o movimento de esquiva cocorinha e o movimento de ataque meia
lua, após, com música de capoeira, os alunos em duplas praticarão os movimentos
aprendidos, quando a música parar deverão trocar as duplas, após, o professor
ensinará o aú, os alunos ficarão em fila de duplas e reproduzirão o movimento,
indo até o final da sala e voltar, após a turma fará uma roda e os alunos irão
para o centro da roda em dois em dois e farão um pequeno jogo, utilizando os
movimentos aprendidos, os alunos que já tiverem conhecimentos de outros
movimentos podem utilizá-los também, os alunos que estiverem formando a roda
deverão bater palmas no estilo da capoeira regional.
Volta à calma:
10 minutos
Será aberto um pequeno diálogo onde os alunos deverão
se expressar a respeito do que foi vivenciado e do que eles já conheciam da
capoeira.
Material:
Sala, rádio
Referências:
Keith, Sato. Planejamento
– Educação Física.
Butenas, Eliane Aparecida Trojan. Caderno Pedagógico Educação Física.
2006. Secretaria Municipal de Curitiba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário