EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO FUNDAMENTAL
Tempo: 50 minutos.
Conhecimentos prévios
dos estudantes: Movimento básico da capoeira a ginga, esquiva lateral e os floreios au e
bananeira.
Objetivo Geral: Construir possibilidades
de movimentar-se corporalmente através da prática da capoeira utilizando para
defesa a cocorinha, esquiva lateral e esquiva de quatro apoios, para ataque: queixada
e para fazer os floreios: au e bananeira, bem como, trabalhar a interação do
grupo, exercitando o respeito recíproco.
Objetivo Específico:
- Construir outras possibilidades de movimentar-se corporalmente,
reelaborando as práticas vivenciadas, com apoio dos professores e dos colegas.
- Participar
de práticas corporais que possibilitem o reconhecimento do corpo como meio de comunicação, de expressão
e de atuação nas relações sociais.
Procedimentos
Metodológicos
Aula propriamente dita:
Aquecimento e Alongamento: 10 minutos
Delimitar uma área com giz como se fosse um rio.
Dentro do rio ficará um aluno na posição de quatro apoios como se fosse um
caranguejo, as crianças terão que atravessar o rio, dando aú de um lado para o
outro, quem for pego vira caranguejo também, a brincadeira termina quando todos
forem pegos e virarem caranguejo. Freitas, Jorge Luiz de. Capoeira Infantil
Jogos e Brincadeiras.
Alongamento: Membros superiores e inferiores.
Atividades: 30 minutos
A professora solicitará que os alunos fiquem em
posição de tabuleiro e mostrará corporalmente como fazer os movimentos de
queixada, relembrando os movimentos de cocorinha e esquiva lateral, bem como os
floreios au e bananeira.
A professora montará vários círculos com cordas, os
quais representarão os quilombos, em seguida a professora pedirá que os alunos
trotem pela sala e ao seu sinal, os alunos deverão em duplas se direcionar aos
quilombos, o qual chegar antes começará utilizando um movimento de ataque e o que
chegar depois fará um movimento de defesa (os quais poderão ser escolhidos
pelos alunos), em seguida ocorrerá uma variação: os alunos deverão realizar o
movimento de ataque: queixada e de defesa: esquiva de quatro apoios, após a
professora irá diminuir a quantidade de quilombos, onde serão permitidas
somente duas pessoas por quilombo e os que estiverem fora do quilombo, ficarão
praticando movimentos de floreio: au e bananeira.
Volta à calma:
A professora solicitará que os alunos formem um
círculo e dentro deste círculo cada aluno fará um movimento de ataque ou defesa
que mais se identificou durante a aula, após a professora abrirá um pequeno
diálogo, onde os alunos poderão expressar variações para as atividades
aplicadas.
Material:
Cordas
Referências:
Keith, Sato. Planejamento
– Educação Física.
Freitas, Jorge Luiz de. Capoeira Infantil Jogos e Brincadeiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário