sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Plano de Aula 3



EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO FUNDAMENTAL
Tempo: 50 minutos.

Conhecimentos prévios dos estudantes: Movimento básico da capoeira a ginga, esquiva lateral e os floreios au e bananeira.

Objetivo Geral: Construir possibilidades de movimentar-se corporalmente através da prática da capoeira utilizando para defesa a cocorinha, esquiva lateral e esquiva de quatro apoios, para ataque: queixada e para fazer os floreios: au e bananeira, bem como, trabalhar a interação do grupo, exercitando o respeito recíproco.  

Objetivo Específico: 

- Construir outras possibilidades de movimentar-se corporalmente, reelaborando as práticas vivenciadas, com apoio dos professores e dos colegas.

- Participar de práticas corporais que possibilitem o reconhecimento  do corpo como meio de comunicação, de expressão e de atuação nas relações sociais.
Procedimentos Metodológicos
Aula propriamente dita:

Aquecimento e Alongamento: 10 minutos

Delimitar uma área com giz como se fosse um rio. Dentro do rio ficará um aluno na posição de quatro apoios como se fosse um caranguejo, as crianças terão que atravessar o rio, dando aú de um lado para o outro, quem for pego vira caranguejo também, a brincadeira termina quando todos forem pegos e virarem caranguejo. Freitas, Jorge Luiz de. Capoeira Infantil 
Jogos e Brincadeiras.

Alongamento: Membros superiores e inferiores.

Atividades: 30 minutos

A professora solicitará que os alunos fiquem em posição de tabuleiro e mostrará corporalmente como fazer os movimentos de queixada, relembrando os movimentos de cocorinha e esquiva lateral, bem como os floreios au e bananeira.

A professora montará vários círculos com cordas, os quais representarão os quilombos, em seguida a professora pedirá que os alunos trotem pela sala e ao seu sinal, os alunos deverão em duplas se direcionar aos quilombos, o qual chegar antes começará utilizando um movimento de ataque e o que chegar depois fará um movimento de defesa (os quais poderão ser escolhidos pelos alunos), em seguida ocorrerá uma variação: os alunos deverão realizar o movimento de ataque: queixada e de defesa: esquiva de quatro apoios, após a professora irá diminuir a quantidade de quilombos, onde serão permitidas somente duas pessoas por quilombo e os que estiverem fora do quilombo, ficarão praticando movimentos de floreio: au e bananeira.

Volta à calma:

A professora solicitará que os alunos formem um círculo e dentro deste círculo cada aluno fará um movimento de ataque ou defesa que mais se identificou durante a aula, após a professora abrirá um pequeno diálogo, onde os alunos poderão expressar variações para as atividades aplicadas.

Material:

Cordas

Referências:

Keith, Sato. Planejamento – Educação Física.

Freitas, Jorge Luiz de. Capoeira Infantil Jogos e Brincadeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário