EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO FUNDAMENTAL I –
4º e 5º ano
Tempo: 50 minutos
Conhecimentos prévios
dos estudantes: Movimento básico da capoeira a ginga.
Objetivo Geral: Construir movimentos de esquiva
(Esquiva lateral), de ataque (Meia lua de compasso e benção) e floreio
(bananeira), bem como participar de práticas corporais adotando boas atitudes.
Objetivo Específico:
- Interagir, dentro do ambiente escolar, adotando
atitudes de respeito, na tentativa de superar inibições e ou atitudes de
preconceito/discriminação
- Reconhecer, nos elementos da cultura corporal, uma
opção de prática para o preenchimento sadio do tempo.
Procedimentos
Metodológicos
Aula propriamente dita:
Aquecimento e Alongamento: 10 minutos
Propor o jogo “feitor pega escravo”, em que um
estudante será o feitor e o demais estudantes que serão os escravos estarão
dispostos em colunas segurando na cintura do colega à sua frente. Como o
objetivo do jogo é o feitor alcançar o último da coluna, o primeiro escravo
deverá ficar de braços abertos, e fazer a coluna movimentar-se em diversas
direções com a finalidade de protegê-lo, quando o feitor conseguir alcançar o
último escravo, troca-se todas as funções. (FREITAS 2003) por Butenas, Eliane
Aparecida Trojan. Caderno Pedagógico
Educação Física. 2006. Secretaria Municipal de Curitiba.
Alongamento: Membros superiores e inferiores
Atividades: 30 minutos
O professor mostrará um vídeo dos movimentos de
esquiva (esquiva lateral) e ataque (meia lua de compasso e benção) ensinará
corporalmente para os alunos, em seguida, o professor pedirá que se formem trios,
onde, dois farão os movimentos e um ficará observando, tentando auxiliar para
ajudar na aprendizagem dos movimentos, o professor andará pela sala corrigindo
possíveis erros, ao sinal do professor trocam-se as funções de cada um de cada
trio e após, será ensinado o movimento de floreio (bananeira) e os trios farão
a bananeira, um ajudando o outro, após os alunos em duplas farão os movimentos
aprendidos e tentando reproduzir um diálogo, onde um ataque o outro defende,
podendo reinventar movimentos mesclando com os já aprendidos.
Volta à calma: 10 minutos
Após a prática, reunir os estudantes e questionar
sobre o jogo da capoeira, em que em duplas os jogadores formam sequências de
movimentações e as realizam em harmonia com colega. Enfatizando a importância
do respeito ao colega e do jogar com outro e não contra o outro. Caderno Pedagógico Educação Física.
2006. Secretaria Municipal de Curitiba. Lembrando que a capoeira é como um
diálogo, um pergunta o outro responde, interagindo, e que pode ser utilizada
como forma saudável de lazer.
Material:
Sala, Power Point
Referências:
Keith, Sato. Planejamento
– Educação Física.
Butenas, Eliane Aparecida Trojan. Caderno Pedagógico Educação Física.
2006. Secretaria Municipal de Curitiba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário