sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Plano de Aula 2


EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO FUNDAMENTAL I – 4º e 5º ano  
Tempo: 50 minutos

Conhecimentos prévios dos estudantes: Movimento básico da capoeira a ginga.  

Objetivo Geral: Construir movimentos de esquiva (Esquiva lateral), de ataque (Meia lua de compasso e benção) e floreio (bananeira), bem como participar de práticas corporais adotando boas atitudes.

Objetivo Específico:

- Interagir, dentro do ambiente escolar, adotando atitudes de respeito, na tentativa de superar inibições e ou atitudes de preconceito/discriminação

- Reconhecer, nos elementos da cultura corporal, uma opção de prática para o preenchimento sadio do tempo.
Procedimentos Metodológicos

Aula propriamente dita:

Aquecimento e Alongamento: 10 minutos

Propor o jogo “feitor pega escravo”, em que um estudante será o feitor e o demais estudantes que serão os escravos estarão dispostos em colunas segurando na cintura do colega à sua frente. Como o objetivo do jogo é o feitor alcançar o último da coluna, o primeiro escravo deverá ficar de braços abertos, e fazer a coluna movimentar-se em diversas direções com a finalidade de protegê-lo, quando o feitor conseguir alcançar o último escravo, troca-se todas as funções. (FREITAS 2003) por Butenas, Eliane Aparecida Trojan. Caderno Pedagógico Educação Física. 2006. Secretaria Municipal de Curitiba.  

Alongamento: Membros superiores e inferiores   

Atividades: 30 minutos

O professor mostrará um vídeo dos movimentos de esquiva (esquiva lateral) e ataque (meia lua de compasso e benção) ensinará corporalmente para os alunos, em seguida, o professor pedirá que se formem trios, onde, dois farão os movimentos e um ficará observando, tentando auxiliar para ajudar na aprendizagem dos movimentos, o professor andará pela sala corrigindo possíveis erros, ao sinal do professor trocam-se as funções de cada um de cada trio e após, será ensinado o movimento de floreio (bananeira) e os trios farão a bananeira, um ajudando o outro, após os alunos em duplas farão os movimentos aprendidos e tentando reproduzir um diálogo, onde um ataque o outro defende, podendo reinventar movimentos mesclando com os já aprendidos.  

Volta à calma: 10 minutos

Após a prática, reunir os estudantes e questionar sobre o jogo da capoeira, em que em duplas os jogadores formam sequências de movimentações e as realizam em harmonia com colega. Enfatizando a importância do respeito ao colega e do jogar com outro e não contra o outro. Caderno Pedagógico Educação Física. 2006. Secretaria Municipal de Curitiba. Lembrando que a capoeira é como um diálogo, um pergunta o outro responde, interagindo, e que pode ser utilizada como forma saudável de lazer.  

Material:

Sala, Power Point

Referências:

Keith, Sato. Planejamento – Educação Física.

Butenas, Eliane Aparecida Trojan. Caderno Pedagógico Educação Física. 2006. Secretaria Municipal de Curitiba.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário